Historicamente,as profecias são resposta à nossa ânsia de saber sobre o futuro.São visões do agora,por personagens que têm dons especiais, que inseridas em sua época histórica,vislumbram o futuro como uma chama flamejante.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
domingo, 4 de dezembro de 2016
terça-feira, 29 de novembro de 2016
domingo, 13 de novembro de 2016
domingo, 24 de julho de 2016
Sec.XX e XXI Mudanças que persistem
1. Sec XX e XXI
1. A era da incerteza.
Almeida Diniz Arthur J.em seu artigo (1) cita" BAGWAB SHERE RAJNEESH professor de filosofia vedanta, personalidade controversa, que escreveu livros de interesse permanente e segundo ele: A filosofia de Heráclito de Efeso (576-480) A.C. " A harmonia oculta " Pensamento, 1982,estabeleceu que a cada 25 séculos entramos em novo ciclo de evolução.Há 25 sec. nasceram Gautama , o Buda,Lao-TséTung Zaratrusta,Heráclito,Sócrates,Platão e Aristóteles.Chegam a não fazer parte da história segundo ele, pois a história começa com Jesus. O núcleo de sua tese é que estamos agora novamente,em estádio de mudança planetária.Tudo se torna fluido,incerto, inquietante.O pensador russo,conde Nicolai Berdiaff( Uma Nova Idade Média),captou essa sensação bem no início do sec.XX.Suas reflexões são de uma atualidade inquietante.Para ele entramos no reino do nunca vivido,do desconhecido, de ruídos de angústia".Ao nos referirmos ao início do sec.XX é como se descrevessemos o que acontece agora:"Saímos da história contemporânea e entramos numa época desconhecida.Os prodígios da ciência,as maravilhas da medicina terapêutica,as descobertas iluminadas da física moderna...são os clarões nessa idade das trevas.Os níveis de barbárie,a crueldade pura e simples, a voracidade das nações no comercio internacional,a correria armamentista,os bombardeios diários.".. O enigma do oriente médio onde irmãos siameses digladiam de modo insano.Doenças de etiologia desconhecida...que nos deixam tão perplexos quanto nossos antepassados diante da peste negra no sec.XIV, na Europa.Mas Agora,"Last but nos least",se a tecnologia nos levou à conhecida rapidez na comunicação de modo " que tudo que ocorre em todos os planos do planeta nos aproxima a todos;por outro lado certas manifestações de revolta que desbordam para a violência passam a ser imitadas e, assim, se alastram, sem controle para todos os continentes e países.Mal os cidadãos se refazem de um atentado num país e sua atenção já é chamada por uma ação em outro;requisitar jovens de qualquer parte do mundo para uma luta armada baseada numa ideologia religiosa " que se intitula defensora do verdadeiro islamismo e que,em nome do fanatismo religioso, considera-se autorizada à prática de homicídios em massa.".(1)
Estamos na primeira metade dos sec. XXI e,os homens ainda não se encontraram. Guerras se sucedem e a natureza também reclama.Mas situando no país que representou no sec.XX e, ainda representa no mundo, a civilização ocidental ,por sua força e poder,vejamos o que acontece.
Afirma o senador democrata americano Jim MacGoven:"(2)Hoje a guerra mais longa da história americana, ficará ainda mais longa.Caberá ao próximo presidente decidir qual será o nível de envolvimento americano na guerra".
Ainda, o efeito do Brexit "Enquanto o Reino Unido lembra nessa quinta-feira o maior ataque terrorista em seu território, em mais de duas décadas-os ataques de Londres de 2005-, os britânicos discutem qual deve ser o real impacto da futura saída da União Européia sobre a inteligência e a política de contraterrorismo no país"(3)
USA." O magnata Donald Trump tomou posse ,na sexta feira, como 45 presidente dos
USA..."Diante de milhares de norte-americanos, entre admiradores e opositores, que se aglomeraram na praça do Capitólio,ele garantiu que naquele momento o povo passaria a controlar o país,diferentemente dos governos que fizeram Washington florescer,sem favorecer o povo.americano.
"Apezar da clara divisão da sociedade com grandes manifestações em cidades americanas,não se preocupou em dar um tom conciliador às suas declarações ,garantindo que os EUA não seriam mais salvadores do mundo,"Os acordos deverão antes de mais nada, significar ganhos para os americanos"." O combate à criminalidade e ao tráfico de drogas foi destacado como prioridade". "Prometeu erradicar o terrorismo islâmico da face da terra,em mais uma controvertida visão em relação ao povo muçulmano e seus descendentes (1% dos 300% milhões do país);a maior parcela dos muçulmanos,condena a ação de extremistas que enlutaram os EUA e,continuam causando tragédias na Europa e no Oriente."Concitou os consumidores a comprar produtos nacionais e os empresários dar emprego aos compatriotas, o que significa colocar em plano secundário os milhões de imigrantes, inclusive os latinos"..."Reiterou os recados que havia mandado aos mercados da China do Japão e da Europa, concorrentes diretos das empresas americanas"." O protecionismo por ele pretendido,deverá esbarrar nos interesses das grandes empresas americanas, cujos negócios estão globalizados,por meio de um diálogo permanente com a maioria dos países.Ao empresariado não interessa o isolamento, Asseverou o presidente da China em Davos:" No afã de se proteger da tempestade, uma pessoa entrou numa casa, fechou as janelas e trancou as portas, mas ficou no escuro"(4)
1. ALMEIDA DINIZ, Arthur. Metarmofoses. Estado de Minas. 22,fev 2001. 2. GULLAR,Ferreira. A fúria inútil. Folha de São Paulo,C6 Ilustrada,24,jul.2016.
2..EEUU enfrentam ´saída de tropas do Afeganistão.;Obama reduz o contingente de 0.800 a 8.400.no país da Ásia; previsão era cortar efetivo pela metade.Folha de São Paulo A 10 Mundo,7,julh.2016.
3.EFEITO do Brexit em combate ao terror é incerto;onze anos após ataque em que mataram 52 em Londres,ameaça extremista ainda preocupa.Folha de São Paulo A10,Mundo.7julh.1016.
4.UFANISMO no poder..Estado de Minas.Editorial. 22.jan.2017.
Atualmente na França temos a confrontação de duas visões de laicidade e, o espaço
dado ao Islam e ao multiculturalismo, subsistindo dois conceitos diametralmente opostas do secularismo Francês.
O secularismo francês é baseado em três princípios garantidos pelo que é conhecido como Lei de 1905,( adotada durante a terceira República, sendo um compromisso entre seculares e grupos religiosos): liberdade de consciência e religião,clara separação entre Igreja e Estado,Igualdade perante a lei.A discordância quanto à interpretação está atualmente no auge,tendo se acentuado com a tadura Síria entraram na parte rebelde de Aleppo:"Houve um completo derretimento da humanidade em Aleppo"Foi pior: em editorial desta quarta feira, o" Le Monde"escreve que Allepo foi "o túmulo do direito internacional, da ONU, de um mínimo de decência e de humanidade"..."Se as comunicações modernas transformaram o mundo num vilarejo, esse pequeno mundo assistiu a um genocídio, em cores e no horário nobre, sem que ninguém fizesse nada para impedi-lo, ou ao menos atenuá-lo,o que já seria pouco.E houve tempo para isso. A guerra na Síria já vai para o sexto ano e 312 mil mortos.( Observatório Sírio de Direitos Humanos).Os refugiados, internos ou externos,são 9,5 milhões, ou aproximadamente 40% da população.Se fosse no Brasil,essas percentagens significariam a mais de 80 milhões de pessoas.,sem contar os feridos. Havería semelhante indiferença/impotência/inapetência para intervir?..".Minha primeira tentação é dizer que não"diz Clovis Rossi. E aí se lembra de outras situações: Holocausto(judeus),Srebrenica,na antiga Iugoslávia, (mulçumanos), Ruanda (negros).E fica a sensação de que se está permitindo isso na civilização ocidental a cuja cultura pertencemos.Foi-lhes dado um ultimato: vocês serão aniquilados,sabem que foram abandonados por todo mundo....O Ocidente é culpado pela omissão e a Russia pela ação." Triste Ocidente.(1)
1,ROSSI,Clovis. Allepo,o túmulo da humanidade. Folha de São Paulo 15 Dez. 2015.
Assinar:
Comentários (Atom)
-
1. Aprender . Podemos ouvir as coisas intelectualmente, concordar ou discordar, ou acrescentar-lhe mais al...